Descubra 5 qualidades de um líder



É um desafio ser líder. Mas ser um bom líder é ainda mais desafiador, você concorda? Ao longo da vida, todos nós conhecemos bons líderes, seja na vida profissional ou, até mesmo, na vida pessoal.


Porém, a verdade é que, por muitas vezes, encontramos líderes que não possuem certas qualidades que tornariam sua liderança mais eficiente e seus liderados mais aptos para segui-los.


Mas quais qualidades são essas? Descubra as qualidades de um líder logo abaixo!


O que exatamente é ser líder?


Primeiramente, antes de te contar quais são as qualidades que formam um líder, vamos ficar na mesma página sobre o que exatamente é ser líder?


Um líder é uma figura que guia um grupo de pessoas. Sua função é ser alguém que inspira os liderados e que é capaz de gerir, de forma eficiente, esse grupo de pessoas.


No fim do dia, essa gestão tem uma razão: atingir um determinado objetivo. Um líder de uma equipe de vendas guia seu grupo para atingirem o máximo de vendas, já um líder de família lidera em direção ao objetivo de uma família saudável, física e emocionalmente, e unida.


E nos dois casos, e em todos os casos de liderança, esse objetivo é compartilhado pela liderança e pelos liderados.


O líder inspira e escuta seus liderados. Portanto, é sua função trazer o melhor de cada integrante da equipe.


E existem diferenças entre ser líder e ser chefe. No entanto, para saber mais você vai precisar ver esse post lá no meu Instagram. Lá eu te conto a diferença entres os dois!


As qualidades de um líder


Enfim, vamos ao que interessa. Afinal, quais são as qualidades de um líder? Será que você possui alguma dessas qualidades?


1. Saber se comunicar

É impossível ser líder sem saber se comunicar adequadamente. Vamos concordar que é difícil seguir alguém, quando você sequer consegue entender a mensagem dele, não é mesmo?


Porém, a comunicação não se limita a capacidade do líder de articular suas palavras. A comunicação também inclui a habilidade de escutar.


Em especial, escutar o feedback dos seus liderados.


Um bom líder leva em consideração a opinião dos subordinados e usa esse feedback para melhor o plano para atingir o objetivo.


Além disso, todos nós gostamos de ser escutados, certo? Essa qualidade permite que os liderados se sintam mais importantes no trajeto rumo ao objetivo.


2. Ser motivo de inspiração

Como falei para você antes, o líder é uma figura que inspira.


Inspira os liderados para serem suas melhores versões. Inspira para que o objetivo de cada integrante do grupo seja o mesmo.


Inspirar é fazer com que as pessoas acreditem num sonho. E esse sonho é o objetivo em comum de todos.


3. Resiliência

Tempos de desafio virão. Eu, você, todos nós já vimos situações desafiadoras seja na posição de líder ou de liderado.


A questão é que o líder tem a função de manter o grupo unido, principalmente diante de momentos desafiadores.


Por isso, o líder deve ser resiliente, para poder enfrentar as adversidades e manter o grupo focado no objetivo.


4. Delegar

Um líder que delega é um líder que confia. Entregar responsabilidades para outras pessoas ao invés de fazer você mesmo, é um sinal de confiança, mas também um sinal de humildade.


Não podemos fazer tudo sozinhos. E devemos confiar nos outros para poder atingir os melhores resultados.


Ao delegar, o líder permite que a equipe cresça e, também, dá a oportunidade para o líder focar em questões mais vitais.


Além disso, como você acha que é mais fácil descobrir os pontos fortes e fracos de alguém? Por meio da prática ou apenas com teoria? Delegar permite verificar em primeira mão quais as verdadeiras capacidades de alguém.


5. Inovação

Um líder inovador está sempre preparado para ser desafiado. E preparado para desafiar sua equipe.

Inovação e desafio andam juntos. O que é claro pelo nosso dia a dia, concorda? Se fosse simples inovar, veríamos coisas novas a cada 5 minutos.


Inovar envolve observar suas capacidades, seus conhecimentos, suas experiências, assim como uma habilidade de identificar um problema que deve ser resolvido.


E no caso do líder, ele deve aplicar essa observação na equipe também. Um grupo que está em constante desafio, está em constante crescimento e, por isso, está constantemente gerando resultados.


Muita gente gosta de um bom vinho. Ainda mais em uma noite fria, como recentemente. Mas para produzir um vinho, a uva não cresce em um terreno bonitinho e fácil de se desenvolver.


Para produzir um bom vinho, a uva é cultivada em terreno que oferece dificuldades. E quanto maiores forem essas dificuldades, melhor será o vinho.


Por isso, eu te pergunto: você quer ser um vinho feito de uma uva cultivada em um terreno bonitinho ou em um terreno cheio de desafios?


Reconhecendo as qualidades do líder

Ao ler essas qualidades de líder, você conseguiu reconhecer alguém? E mais que isso, você foi capaz de se reconhecer nessas qualidades?


Identificar suas qualidades e defeitos requer conhecimento. Autoconhecimento. Geralmente, as respostas para todas nossas perguntas já estão dentro de nós. Na nossa essência.


Mas afinal, qual é a sua essência? Essa semana eu postei um vídeo no meu canal do YouTube a respeito desse tema: Autoconhecimento. Então dê um presente para você e busque se conhecer melhor.