Você sabia que é possível ajudar sua empresa a crescer através dos relacionamentos?
A constelação sistêmica é uma ferramenta terapêutica que pode revelar padrões que estão bloqueando o funcionamento e sucesso do seu negócio.
Neste post, vou te contar sobre como a constelação sistêmica é uma ferramenta para a gestão de negócios e empreendedorismo e vamos descobrir como é possível para gestores e empreendedores resolverem problemas.
O que é a constelação sistêmica?
A constelação sistêmica é uma ferramenta terapêutica cujo objetivo é identificar problemas emocionais e em relacionamentos, sejam eles familiares ou organizacionais.
Através da identificação das dinâmicas que influenciam os relacionamentos e comportamentos individuais ou de grupos, é possível encontrar a origem das limitações que estão causando problemas.
A constelação sistêmica se baseia em 3 princípios básicos que governam os sistemas de relacionamentos humanos, sejam no conceito familiar ou nos negócios. Esses 3 princípios são:
-Lei do pertencimento: todos os membros do sistema têm o direito de pertencer ao sistema. Ninguém pode ser excluído, independentemente das ações, características ou dinâmicas desses indivíduos.
-Lei da hierarquia: existe uma hierarquia que todos os indivíduos do sistema devem respeitar. Aqueles que vieram antes, tem prioridade.
-Lei do equilíbrio: existe uma relação de troca dentro do sistema. Essa relação deve ser justa, sem excessos nem faltas. O que é recebido deve ser dado na mesma quantia.
Como a constelação sistêmica pode ser aplicada na gestão de negócios?
Assim como qualquer parte das nossas vidas, os negócios dependem fortemente de relacionamentos seja entre os líderes e os liderados, entre os colaboradores, ou mesmo os relacionamentos com os clientes.
Os problemas que aparecem nos relacionamentos dentro dos negócios, nascem dos problemas e questões mal resolvidas em relacionamentos do passado.
Ao identificar as dinâmicas nos relacionamentos dos membros do sistema organizacional, é possível encontrar qual é a causa ou as várias causas para o problema do seu negócio.
Encontrando a causa, a constelação sistêmica permite encontrar a origem dos conflitos, melhorar a tomada de decisão dos líderes, equilibrar as dinâmicas pessoais e profissionais, o aumento da eficiência e redução dos conflitos.
Mas atenção: apenas realizar as sessões de constelação sistêmica não vai resolver o problema do seu negócio! É necessário agir de acordo com a causa do problema identificada através dessas sessões.
A constelação sistêmica apenas revela o que está causando o problema, mas cabe ao gestor agir de acordo com essa informação.
Conclusão
A constelação sistêmica é uma ferramenta poderosa que permite que os gestores melhorem seus negócios através dos relacionamentos que existem no sistema.
Através da identificação das dinâmicas que estão atrapalhando o sucesso do negócio, os gestores podem formular ações que permitem a criação de um ambiente mais produtivo e equilibrado.
Se você está interessado em aprender mais sobre como a constelação sistêmica pode beneficiar o seu negócio, entre então entre em contato e agende sua consulta aqui!
Comments